segunda-feira, 10 de março de 2008

Teatro da Ospa no Centro: contra ou a favor?

Uma das mais importantes casas de espetáculo de Porto Alegre deixará o aluguel e ganhará sede própria. Quando? Isso é uma incógnita.

O novo prédio do Teatro da Ospa, atualmente localizado na avenida Independência, deverá ser construído no Centro da capital, próximo à Câmara Municipal. A área destinada ao teatro fica junto ao Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Acima, reprodução do projeto de como ficaria a sede do Teatro da Ospa, na avenida Loureiro da Silva.

No entanto, diversas polêmicas estão em torno dessa obra de importância cultural. Em fevereiro de 2007, por incrível que possa parecer, moradores do Centro e ambientalistas se manifestaram contra a construção da sede da Ospa na área do parque. Na ocasião, o maestro Isaac Karabtchevsky, diretor artístico da orquestra, reagiu com uma forte declaração. “A atitude provinciana de uma minoria não pode prejudicar o interesse de toda uma cidade”, afirmou o músico.

Ainda em março de 2008, deve estar finalizado o projeto arquitetônico do entorno do teatro. Um prazo de mais 60 dias é estimado para a entrega do relatório de impacto ambiental, primeiro passo para o teatro sair do papel.

A questão merece análise e reflexão do editor e dos leitores do blog Marco Zero. O Centro de Porto Alegre ganharia mais uma atração cultural. A Ospa é respeitadíssima e tem enorme respaldo cultural. É de se estranhar por que até hoje, a orquestra não tenha uma casa própria.

No Centro da cidade, o teatro estaria mais próximo da população, ainda mais, ao lado do Centro Cultural da Usina do Gasômetro, junto ao “Parque da Harmonia” e às margens do Guaíba. Na área central, o espaço poderia até mesmo popularizar a música erudita.

Os aspectos negativos levantados são provenientes de ambientalistas e de moradores do Centro. A questão dos ecologistas até é de se compreender, pois eles alegam que a edificação numa área verde pode prejudicar a flora e a fauna do local. Hum, sim, tem consistência. Mas o que os moradores alegam?

Envie sua opinião sobre a construção do Teatro da Ospa, no bairro marco zero da cidade. Se for contra, melhor ainda, pois poderemos debater. Se for a favor, também mande suas justificativas. Essa é uma boa discussão.

Por Rodney Silva, com dados da ZH de 10/03/2008

Um comentário:

Mariana Bechert disse...

O assunto é interessante e discutível. Para todas as obras realizadas no centro da cidade eles não pensaram em preservar a fauna e a flora, e agora querem impedir de construir uma coisa que seria referencial na cidade. A Ospa ia estar bem representada. Acredito que pros moradores também seria interessante a construção.